Conheça as 2 formas de como denunciar um crime virtual

Ninguém quer ser vítima de um crime virtual. Por isso, é sempre importante ficar atento para evitar essa situação. No entanto, com os golpes cada vez mais sofisticados, é muito fácil acabar sendo vítima da criminalidade virtual.

Os criminosos virtuais se aproveitam de situações em que a vítima não tem muito tempo de reação, quando ela está atrapalhada ou quando ela acredita que vai fazer um ótimo negócio. Por isso, cair em um golpe virtual não é nada para se envergonhar.

Muitas vítimas se perguntam como denunciar um crime virtual. Neste artigo, daremos o passo a passo. Se você quiser saber mais como funciona a investigação, confira o nosso artigo Como funciona a investigação de crimes virtuais.

Boletim de Ocorrência

Para denunciar o crime que sofreu, a vítima pode solicitar a lavratura de um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima de sua residência.

Em São Paulo, a vítima pode fazer o procedimento pela Delegacia Eletrônica.

Na delegacia eletrônica, deve-se escolher qual é o crime sofrido:

Após, é só preencher os dados do ocorrido.

O relato será analisado pelo Delegado de Polícia, que decidirá se lavra ou não o boletim de ocorrência A informação da lavratura do Boletim de Ocorrência virá por e-mail, mas também é possível. Acompanhar pela internet.

Fique atento! Nem todo crime denunciado pela delegacia eletrônica ou por Boletim de Ocorrência vai ser automaticamente investigado pela polícia! Se você quiser saber mais sobre quais crimes são investigados e quais crimes não são, confira o nosso artigos Saiba quais os crimes mais comuns praticados na internet.

Pedido de Instauração de Inquérito Policial

O pedido de instauração de inquérito policial é feito por um(a) advogado(a). Esse pedido não é nada mais do que uma petição (um documento escrito) em que a vítima, por meio do(a) advogado(a):

  • Informa como o crime ocorreu,
  • Apresenta quais são os indícios/provas
  • Narra quem é a pessoa suspeita de ter praticado o crime, caso se saiba quem é o autor do crime
  • Sugere quais diligências podem ser tomadas para investigar o crime

O pedido de instauração de inquérito policial é mais completo do que o Boletim de Ocorrência. O(A) advogado(a) pode apresentar as provas que complementam a narrativa dos fatos feita pela vítima, o que não é possível no Boletim de Ocorrência. Isso facilita o trabalho do Delegado, que poderá compreender os fatos com maior facilidade.

Se está na dúvida se deseja contratar um(a) advogado(a), confira o nosso artigo 7 motivos pelos quais vítimas contratam Advogados Criminalistas.

Conclusão

As duas principais formas de denunciar um crime são por meio de um Boletim de Ocorrência e por meio de um Pedido de Instauração de Inquérito Policial. Nem sempre denunciar um crime é suficiente para que haja a instauração de inquérito policial. Por isso, é necessário ficar atento.

Para mais informações sobre os crimes, confira o nosso artigo Tudo o que Você Precisa Saber sobre Crimes Virtuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *