Como consultar um boletim de ocorrência online – São Paulo

Depois de fazerem um boletim de ocorrência online muitas pessoas têm dúvida de como consultar o boletim de ocorrência na delegacia eletrônica. Como o nosso escritório está sediado em São Paulo, vamos descrever neste artigo tudo o que você precisa saber sobre consultar o boletim de ocorrência online registrado pela Polícia Civil de São Paulo.

Caso você não tenha feito um Boletim de Ocorrência e deseja fazê-lo, confira o nosso artigo Como denunciar um crime virtual.

O que a consulta do Boletim de Ocorrência pode informar:

Muitas pessoas que querem consultar um boletim de ocorrência online não sabem o que esperar. É comum acreditar que essa consulta vai informar sobre o andamento da investigação, mas isso não é verdade.

A consulta do Boletim de Ocorrência online apenas informa se houve a lavratura do boletim de ocorrência. Ou seja, se a polícia registrou o seu comunicado ou não.

Se a vítima que fez a solicitação do Boletim de Ocorrência online receber um e-mail de que o Boletim de Ocorrência foi lavrado, ao consultar o Boletim de Ocorrência, será possível fazer download do Boletim de Ocorrência.

Muitas pessoas querem consultar o andamento da investigação. Por isso, ainda neste artigo, explicamos como é possível fazer esse tipo de consulta.

Veja 2 formas de como denunciar um crime

Como consultar o Boletim de Ocorrência Online

Para consultar um Boletim de Ocorrência online é simples. Basta utilizar o número de protocolo recebido no momento de envio do relato à polícia. Esse número de protocolo aparece na tela do seu navegador após ou em e-mail enviado pela Polícia Civil:

Print do protocolo de um Boletim de Ocorrência

Com esse número de protocolo, basta entrar na página para Acompanhar o Andamento. Nela, é só preencher com o número de protocolo, ano e CPF de quem fez o relato do Boletim de Ocorrência:

print da tela da delegacia eletrônica

Caso a Polícia tenha decidido lavrar o Boletim de Ocorrência, você verá uma página similar à abaixo. Para consultar o Boletim de Ocorrência, basta clicar em “imprimir BO”:

print da tela de delegacia em que há informação de que o Boletim de Ocorrência foi lavrado

Também é possível que o Boletim de Ocorrência não tenha sido lavrado, seja porque a Polícia não teve tempo de analisar ou porque não é possível fazer o Boletim de Ocorrência online (por exemplo, em caso de crimes como estupro e homicídio).

Como consultar o andamento da investigação

Muitas vezes vítimas que consultam o Boletim de Ocorrência online ficam decepcionadas, porque não conseguem ver o andamento das investigações. Neste tópico descrevemos, brevemente, como fazer essa consulta.

De início, é necessário esclarecer que a Delegacia Eletrônica não é uma delegacia comum. Não existe investigação na delegacia eletrônica. Quem deve investigar o crime é a delegacia da região em que o crime ocorreu ou em que a vítima está (a depender do crime).

Assim, para confirmar qual é a delegacia responsável pela investigação, basta abrir o Boletim de Ocorrência e ir até a última página:

A delegacia circunscricional é a delegacia responsável pela investigação. Essa delegacia que será capaz de indicar se foi, ou não, instaurado um inquérito policial e como está a investigação.

Um(a) advogado(a) criminalista poderá auxiliar nessa interface com a polícia. Além disso, poderá auxiliar nas investigações, por meio da sugestão de provas, explicação dos fatos para as autoridades, entre outros fatores. Confira aqui 7 motivos pelos quais vítimas contratam advogados criminalistas.

É importante lembrar que nem todo crime será investigado só porque foi feito um Boletim de Ocorrência. Alguns crimes precisam de uma representação para que a Polícia Investigue. Para mais informações de como isso funciona, confira o nosso artigo Tudo o que você precisa saber sobre crimes virtuais.

É possível descobrir se tem um boletim de ocorrência contra mim online?

Em resumo, não. No Estado de São Paulo o boletim de ocorrência só fica disponível para a pessoa que fez o relato e para a polícia. Assim, não existe uma base de dados online em que seja possível fazer a consulta do Boletim de Ocorrência.

Se você está preocupado com a instauração de um inquérito policial, a melhor estratégia é a contratação de um(a) advogado(a) criminalista. O(A) advogado(a) poderá lhe orientar em como agir. Além disso, poderá contactar as autoridades para localizar o Boletim de Ocorrência ou inquérito policial. Confira 7 motivos para contratar um(a) advogado(a) criminalista de defesa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *